-
Arquitetos: Agence Bernard Bühler
- Área: 2150 m²
- Ano: 2009
-
Fotografias:Vincent Monthiers
Descrição enviada pela equipe de projeto. Le Clos des Sablières gira em torno de dois edifícios, respectivamente alinhados ao longo da rua Sablieres (15 unidades) e St. Georges Rioux (11 unidades). Apesar da abertura em duas ruas diferentes, o estilo arquitetônico é o mesmo:
- O piso térreo, o piso térreo está vestido com uma grade de tubo galvanizado protegendo, Building Street Sablieres, estabelecimentos comerciais e para o edifício de habitações St. Georges Rioux.
- R 1 / R 2: Em ambos os níveis, um sistema de painéis de madeira de cedro criam uma máscara para os corredores que servem de habitação e filtram a luz. Este sistema proporciona uma iluminação suave, rica e variada nas áreas públicas, em vários níveis.
- Round 3: O terceiro nível está vestido com uma pele de vidro que alterna entre cor e vidros cor natural. Ele oferece uma vista do ambiente urbano, devido às baixas casas e pequenos edifícios.
As passagens são abertas, ventiladas e iluminadas, graças aos painéis frontais, mas também através de funis verticais que fornecem luz no coração do movimento. Estas inovações têm uma distância vertical entre a caixa e o corredor. Galerias abertas de um lado e nos corredores das outras unidades têm, portanto, uma dupla orientação para as salas bem iluminadas.
As duas classes, o espaço é gramado e plantado, é preciso cuidado para esconder o estacionamento no ar. A integração do projeto com o seu contexto urbano é facilitada pela baixa altura dos dois edifícios que são baseados no modelo de edifícios adjacentes.